sexta-feira, 10 de junho de 2011

O que é Deficiência Visual? Outro Olhar.


A deficiência visual refere-se a uma situação irreversível de diminuição da resposta visual, em virtude de causas congênitas ou hereditárias, mesmo após tratamento clínico e/ou cirúrgico e uso de óculos convencionais. 
Podemos classificá-la em dois grupos:
•  Cegueira ou deficiência visual total
•  Visão subnormal ou baixa visão 

No documento Política Nacional de Educação Especial (MEC/1994, p.16) encontramos a seguinte definição para Deficiência Visual: 
Deficiência Visual: é a redução ou perda total da capacidade de ver com o olho e após melhor correção óptica. Manifesta-se como: 

•  Cegueira: perda da visão, em ambos os olhos de menos de 0,1 no olho menor, e após correção, ou de um campo visual não excedente de 20 graus, no maior meridiano do melhor olho, mesmo com uso de lentes para correção.
•  Visão Reduzida: acuidade visual entre 6/20 e 6/60, no melhor olho, após correção máxima. (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA, 1994:14 – 16). 
As definições da deficiência visual são importantes para garantir os direitos legais das pessoas que se definem nesta categoria.
O Ministério da Educação e Cultura na Política Nacional de Educação Especial (PNEE), define para fins educacionais, que:
•  Cegueira é a perda total da visão ou resíduo mínimo de visão, e que, no entanto leva o educando a utilizar-se do Código do sistema Braille para ler e escrever além de outros recursos didáticos e equipamentos especiais para a sua educação.
•  Visão reduzida para fins educacionais é quando o educando possui um resíduo visual o qual permite a leitura de tipos impressos a tinta (ampliados) e com uso de lentes especiais.(MEC, POLITICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL/1994). 
Para o educando que possui um resíduo visual funcionalmente aproveitado para as atividades de escrita e leitura em tinta, estes geralmente, utilizarão o material ampliado. 
E, para aqueles que não possuírem tal resíduo visual, caracterizando-se como os que possuem cegueira, utilizarão a simbologia do Sistema Braille para a escrita e leitura. 
Não são poucos que, encaram a cegueira como uma condição limitadora, ou mesmo incapacitadora. A cegueira é vista sob a "ótica do medo". Mantendo-se distante, o indivíduo cego, procura afastar o receio inconsciente da privação da luz. 
Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, cerca de 1 % da população mundial apresenta algum grau de deficiência visual. Mais de 90% encontram-se nos países em desenvolvimento. Nos países desenvolvidos, a população com deficiência visual é composta por 5% de crianças, enquanto os idosos são 75% desse contingente. Em todos os casos, deve ser realizada avaliação oftalmológica para diagnósticos do processo e possível tratamento, em caráter de urgência. 
De maneira genérica, podemos considerar que nos países em desenvolvimento as principais causas são infecciosas, nutricionais, traumáticas e causadas por doenças como: catarata e diabetes. Nos países desenvolvidos são mais importantes as causas genéticas e degenerativas. As causas podem ser divididas também em: congênitas ou adquiridas.
Alguns sinais característicos da presença da deficiência visual na criança são desvios de um dos olhos, não seguimento visual de objetos, não reconhecimento visual de familiares, baixo aproveitamento escolar, atraso de desenvolvimento. No adulto, pode ser o borramento súbito ou paulatino da visão. Em ambos os casos, são vermelhidão, mancha branca nos olhos, dor, lacrimejamento, flashes, retração do campo de visão que pode provocar esbarrões e tropeços em móveis.
Tanto a cegueira total quanto a baixa visão pode afetar a pessoa em qualquer idade. Bebês podem nascer sem visão e outras pessoas podem tornar-se deficientes visuais em qualquer fase da vida. A perda de visão pode ocorrer repentinamente de um acidente ou doença súbita, ou tão gradativamente que a pessoa atingida demore a tomar consciência do que está acontecendo. Ela também ocorre independentemente de sexo, religião, crenças, grupo étnico, raça, ancestrais, educação, cultura, saúde, posição social, condições de residência ou qualquer outra condição específica. 
A deficiência visual interfere em habilidades e capacidades e afeta, não somente a vida da pessoa que perdeu a visão, mas também dos membros da família, amigos, colegas, professores, empregadores e outros. Entretanto, com tratamento precoce, atendimento educacional adequado, programas e serviços especializados, a perda da visão não significará o fim da vida independente e não ameaçará a vida plena e produtiva.

Por:  Elizângela Leite da Silva - Pedagoga

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